CONFLUÊNCIAS ENTRE FAMÍLIAS, SEXUALIDADE E CIDADANIA DE FILHAS TRAVESTIS

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Família. Aparelho Ideológico. Travestis. Cidadania

Resumo

Este texto surgiu a partir de reflexões da banca de defesa de mestrado em educação, que levaram a problematizar as funções que a família desempenha, se analisada como aparelho ideológico; por sua vez, como se dão as condições de formação/constituição identitária de filhos travestis. Desse modo, entendendo a família como o contato com os primeiros sentidos construídos pela criança e adolescente, se as famílias forem permeadas de discursos heteronormativos, verificam-se turbulências no processo de aceitação e tolerância das expressões de sexualidades presentes no corpo de filho(a)s travestis. Assim, pautando-se num referencial marxista, observou-se que as famílias e comunidade influem no processo de exercício da cidadania de travestis, dado que não acolhem a constituição que elas fazem de seus corpos, oprimindo-as com ações de punição, correção e preconceito intrafamiliar.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente das Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS. Atua como Coordenador do CRAS em Ilha Solteira/SP.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, F. G. CONFLUÊNCIAS ENTRE FAMÍLIAS, SEXUALIDADE E CIDADANIA DE FILHAS TRAVESTIS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/8426. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos