O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO RESGATE DA CIDADANIA DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

Autores

  • Lauriberto de Jesus Bertoni Junior Ufscar

Palavras-chave:

Violência, mulher, Educação

Resumo

A mulher, ao longo da história, teve sua imagem ligada à fragilidade, submissão, subserviência, salvo raros casos, condição que a deixa em posição de inferioridade frente ao sexo masculino e que, em muitos contextos, resulta em opressão e violência, incluindo o próprio lar. Tal ocorrência é perpetuada graças aos valores machistas e tradicionalistas, e ao senso comum que a entende, realmente, como aquela que tem no homem o protetor, a fortaleza, o provedor. Os dados de violência contra a mulher são alarmantes, deixando um cenário triste e que necessita repensar posturas, comportamentos, instituições, leis. Levando esses aspectos em consideração o estudo tem como objetivos analisar o papel da escola no contexto contemporâneo, assim como verificar sua contribuição na formação do cidadão, ativo e conhecedor de seus direitos e deveres, capaz de reverter o alarmante quadro. Para tanto, o estudo contou com revisão bibliográfica, visando dar cunho científico às informações levantadas.

Biografia do Autor

Lauriberto de Jesus Bertoni Junior, Ufscar

Mestrando em História, Filosofia e Sociologia da Educação pela UFSCAR, Especialista em Gestão de Instituições de Ensino e MBA em Planejamento e Gestão Estratégia pelo Grupo UNINTER, Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jaú, Graduado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, Tecnólogo em Informática com Ênfase na Gestão da Produção Industrial pela FATEC Jahu, Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática pela Univesp, Graduando em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela ISEED.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

BERTONI JUNIOR, L. de J. O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO RESGATE DA CIDADANIA DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/8466. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos