OLHARES SOBRE A VELHICE EM ESCRITOS POÉTICOS CONTEMPORÂNEOS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, CECÍLIA MEIRELES E MÁRIO QUINTANA

Autores

Palavras-chave:

Escritos poéticos, Velhice, Representações

Resumo

O artigo analisa como se inscrevem representações da velhice em alguns escritos poéticos contemporâneos de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Mário Quintana sobre essa fase da vida. O poético é investigado como um gênero que possibilita outras compreensões da realidade abordada, por construir uma ideia abarcada pelos acontecimentos de fato e pelos verossímeis – criados pela imaginação. Os poetas – valem-se da palavra como representação de mundos, desnudando o cotidiano e seu principal ator: o ser humano. Com eles, somos convidados a descortinar o inextricável universo da velhice, objetivando uma reflexão provocativa, sustentada por conceitos de Jodelet (2001), Beauvoir (1976), Bobbio (1997), Bosi, E. (2004), Bosi,A. (2010).

Biografia do Autor

Mara Falcão Palhares Barbosa, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo- USP, Pós Graduada em Morfologia, mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE; Professora da Rede Municipal de Ensino de Joinville desde 2000.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

BARBOSA, M. F. P.; RAUEN MORAES, T. M. OLHARES SOBRE A VELHICE EM ESCRITOS POÉTICOS CONTEMPORÂNEOS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, CECÍLIA MEIRELES E MÁRIO QUINTANA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9245. Acesso em: 25 abr. 2024.