"A GENTE VAI MAIS COM A CABEÇA MESMO": ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS POR MULHERES-MÃES EM TAREFAS NUMÉRICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos- UFSCar - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP). http://orcid.org/0000-0003-1694-851X

Resumo

Contribuir com a recente discussão na tentativa de sistematizar formas de conhecimento e modos de superação aos desafios postos ao ensino de Matemática, em casa, devido à pandemia de COVID-19 é o objetivo deste texto. Trago ao diálogo dados parciais e encaminhamentos de um estudo recente que coordeno juntamente com alunas de mestrado e de iniciação científica, o qual visa compreender estratégias mobilizadas pela família no auxílio remoto em atividades matemáticas durante o isolamento social. Fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação, valido-me, neste paper, de informações obtidas via entrevista virtual com três mulheres-mães responsáveis por acompanhar as atividades escolares de seus filhos no tempo presente. Os resultados, embora embrionários, evidenciam importantes conhecimentos matemáticos informais recorridos/mobilizados, os quais constituem-se base para reflexões acerca do sentido de número no início da escolarização como, por exemplo, a prática habitual de visualização/experimentação (contar nos dedos das mãos) e o incentivo ao cálculo mental.  

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP).

Professor Adjunto, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e PPGPE - (Acadêmico e Profissional) da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Campo Grande, atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". 

Downloads

Publicado

2022-02-24

Como Citar

CIRÍACO, K. T. "A GENTE VAI MAIS COM A CABEÇA MESMO": ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS POR MULHERES-MÃES EM TAREFAS NUMÉRICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 29, p. 1–9, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/revistas2.uepg.br. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

COVID-19 e seus impactos - 2021/1