FORMAÇÃO DOCENTE: A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E SUAS IMPLICAÇÕES EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Inclusiva, Ensino Fundamental

Resumo

Educar para a diversidade, na atual conjuntura de expansão e volatilidade de conhecimentos, exige do docente exercícios constantes de ressignificação e reflexão sobre sua prática. Sustentando-se na veracidade deste pressuposto, o presente artigo tem por finalidade refletir sobre as contribuições que a formação continuada em educação especial/inclusiva oferece na condução de práticas pedagógica efetivamente inclusivas pelos professores dos anos finais do ensino fundamental, na rede regular de ensino. As discussões aqui apresentadas resultam de uma pesquisa documental   e bibliográfica. Possui, portanto, um caráter qualitativo e fundamenta-se nas ideias de Brasil (1996), Brasil (2001), Leite e Martins (2012), Filho (2004), Lima (2016), e Mantoan (2003). Através deste estudo foi possível reconhecer a relevância das formações continuadas, enquanto base de apoio para ressignificação da prática docente. Foi possível, ainda, analisar o quanto a pós-graduação Lato Sensu, especificamente na área de educação especial/inclusiva, pode oportunizar visões mais democráticas de respeito e atendimento aos direitos de aprendizagem de todos os alunos, indiscriminadamente. Sendo, com efeito de grande valia para todos os professores, em especial àqueles que atuam nos anos finais do ensino fundamental que pretendem zelar pelo acesso, permanência e aprendizagem de todos os seus alunos, indistintamente.

 

Biografia do Autor

FABÍOLA CADETE SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva -PROFEI/UEMA; Universidade Estadual do Maranhão-UEMA - Brasil; Grupo de Pesquisa Práticas e Processos Formativos para a Educação Inclusiva; Professora anos iniciais do ensino fundamental do município de Pedro do Rosário(MA).

MÁRCIA RAIKA E SILVA LIMA

Doutora em Educação/UFPI (2016). Mestre em Educação/ UFPI (2010). Especialista em Educação Inclusiva e Especial com ênfase em Neurociência/ FARMAT (2020); em LIBRAS/ FAEME (2013); em Supervisão Escolar/UFPI (2000) e em Gestão Educacional/ UNICESP. (2009). Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia/UFPI. Atualmente trabalha como professora adjunto I no Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA. Atua como Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede UNESP/UEMA

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

CARVALHO AZEVEDO ARAUJO, A.; CADETE SILVA, F. .; E SILVA LIMA, M. R. FORMAÇÃO DOCENTE: A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E SUAS IMPLICAÇÕES EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/20006. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos