FORMAÇÃO DOCENTE: A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E SUAS IMPLICAÇÕES EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Formação Docente, Educação Inclusiva, Ensino FundamentalResumen
Educar para a diversidade, na atual conjuntura de expansão e volatilidade de conhecimentos, exige do docente exercícios constantes de ressignificação e reflexão sobre sua prática. Sustentando-se na veracidade deste pressuposto, o presente artigo tem por finalidade refletir sobre as contribuições que a formação continuada em educação especial/inclusiva oferece na condução de práticas pedagógica efetivamente inclusivas pelos professores dos anos finais do ensino fundamental, na rede regular de ensino. As discussões aqui apresentadas resultam de uma pesquisa documental e bibliográfica. Possui, portanto, um caráter qualitativo e fundamenta-se nas ideias de Brasil (1996), Brasil (2001), Leite e Martins (2012), Filho (2004), Lima (2016), e Mantoan (2003). Através deste estudo foi possível reconhecer a relevância das formações continuadas, enquanto base de apoio para ressignificação da prática docente. Foi possível, ainda, analisar o quanto a pós-graduação Lato Sensu, especificamente na área de educação especial/inclusiva, pode oportunizar visões mais democráticas de respeito e atendimento aos direitos de aprendizagem de todos os alunos, indiscriminadamente. Sendo, com efeito de grande valia para todos os professores, em especial àqueles que atuam nos anos finais do ensino fundamental que pretendem zelar pelo acesso, permanência e aprendizagem de todos os seus alunos, indistintamente.
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