Gênero no campo, conflitos geracionais e luta por políticas públicas no contexto campesino

Autores

  • Andréia Luciane dos Santos Neves Universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Rita de Cassia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) https://orcid.org/0000-0001-9382-7573

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22062

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações de gênero no contexto do campo brasileiro. Nossas análises são decorrentes da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), acerca das questões de gênero na divisão sexual do trabalho e do protagonismos feminino no contexto das escolas do campo. Os encaminhamentos teórico-metodológicos que adotamos fundamentam-se na teoria decolonial, para tratar do protagonismo feminino das mulheres do campo e para falar das múltiplas opressões que vivenciam e como estas jovens mulheres vão resistindo a essas opressões. Concluímos que, somente por meio da efetivação de políticas públicas afirmativas em torno do gênero é possível realizar o enfrentamento das desigualdades das mulheres camponesas e das juventudes do campo e garantir a autonomia financeira desses trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e evitar em partes o êxodo rural

Biografia do Autor

Andréia Luciane dos Santos Neves, Universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PR (2023). Mestra em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão, UNESPAR (2019). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Guairacá (2010). Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade e também em Educação do Campo pela Faculdade Dom Bosco. Professora Pedagoga Quadro Próprio do Magistério, pela Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná - SEED/PR; Professora de Educação Infantil e Séries Iniciais no quadro de servidores do Município de Pinhão, Estado do Paraná. Sua área de atuação está ligada a Políticas Públicas e Educação. Seu tema de Pesquisa versa sobre Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Juventudes Rurais e Gênero

Rita de Cassia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós Doutorado em Educação -Universidade de Santiago de Compostela (2011). Coordena o Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na UEPG, na linha de História e Políticas Educacionais, com as disciplinas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade, Educação Permanente e Espaços Educativos na sociedade brasileira, Teorias e Educação, Seminários de Tese. Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede - Educação Inclusiva. Coordena a linha de Pesquisa intitulada Políticas Públicas e Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos, É bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia na modalidade da Educação a Distância (UAB/UEPG) Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Membro da Rede Iberoamericana de Programas Universitários para Adultos Maiores (RIPUAM). Membro Presidente da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI). Membro do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Município de Ponta Grossa. Prêmio de Extensão Universitária (2013) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Moção de Aplauso recebida da Câmara dos Vereadores do Município de Ponta Grossa pelos serviços prestados a sociedade pontagrossense para os idosos (2015). Título de Cidadã do Município de Ponta Grossa (2016), oferecido pela Câmara de Vereadores. Menção Honrosa (2016) pelos 25 anos da Universidade Aberta para a Terceira Idade, recebida da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Tem livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema educação permanente, envelhecimento, velhice, educação de jovens e adultos e políticas públicas. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, educação inclusiva, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

NEVES, A. L. dos S.; OLIVEIRA, R. de C. da S. . Gênero no campo, conflitos geracionais e luta por políticas públicas no contexto campesino. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22062. Acesso em: 30 out. 2024.