Gênero no campo, conflitos geracionais e luta por políticas públicas no contexto campesino
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22062Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as relações de gênero no contexto do campo brasileiro. Nossas análises são decorrentes da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), acerca das questões de gênero na divisão sexual do trabalho e do protagonismos feminino no contexto das escolas do campo. Os encaminhamentos teórico-metodológicos que adotamos fundamentam-se na teoria decolonial, para tratar do protagonismo feminino das mulheres do campo e para falar das múltiplas opressões que vivenciam e como estas jovens mulheres vão resistindo a essas opressões. Concluímos que, somente por meio da efetivação de políticas públicas afirmativas em torno do gênero é possível realizar o enfrentamento das desigualdades das mulheres camponesas e das juventudes do campo e garantir a autonomia financeira desses trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e evitar em partes o êxodo rural
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