A necessidade de uma educação para todos na sociedade haitiana de (1804 - 1843)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2024.d

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Educação Especial. Educação Inclusiva.

Resumo

Este artigo se inscreve nos campos da história e da educação para apresentar uma análise histórica das políticas educacionais no Haiti no período de 1804 a 1843. Ele destacou as tentativas feitas durante esse período pelos primeiros líderes do Haiti para implementar a educação inclusiva. Nessa abordagem, ele também destacou os limites das políticas educacionais implementadas por essas lideranças. O objetivo do estudo foi compreender a importância atribuída à educação na política dos primeiros chefes de Estado haitianos. Para atingir esse objetivo, o estudo faz parte de uma abordagem reflexiva voltada para o materialismo histórico como metodologia de pesquisa. Para uma melhor compreensão do assunto, recorreu-se às constituições haitianas da época, a textos legislativos específicos (portarias, circulares) sobre educação e a estudos prévios de interesse para esta pesquisa. Com base na análise de nossas fontes, nosso argumento confronta uma dicotomia nas políticas educacionais dos primeiros chefes de Estado haitianos. Com base na legislação haitiana, o estudo enfatiza que a questão da educação sempre esteve na obra do legislador haitiano. Mas quando se trata de fazer cumprir as leis educacionais, os líderes não conseguiram estabelecer a educação inclusiva no Haiti. Eles deixam a maioria da população haitiana na mais profunda ignorância.

Biografia do Autor

Maxo St Victor, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Graduado em História pela Universidade Estadual do Haiti (2017). Mestrado em História, Memória e Patrimônio pela Universidade Estadual do Haiti e pela Universidade Laval (2022).

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2024-10-05

Como Citar

ST VICTOR, M.; MARTINIAK, V. L. A necessidade de uma educação para todos na sociedade haitiana de (1804 - 1843). Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2024.d. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23706. Acesso em: 30 dez. 2024.