A necessidade de uma educação para todos na sociedade haitiana de (1804 - 1843)
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2024.dSchlagworte:
Políticas Educacionais. Educação Especial. Educação Inclusiva.Abstract
Este artigo se inscreve nos campos da história e da educação para apresentar uma análise histórica das políticas educacionais no Haiti no período de 1804 a 1843. Ele destacou as tentativas feitas durante esse período pelos primeiros líderes do Haiti para implementar a educação inclusiva. Nessa abordagem, ele também destacou os limites das políticas educacionais implementadas por essas lideranças. O objetivo do estudo foi compreender a importância atribuída à educação na política dos primeiros chefes de Estado haitianos. Para atingir esse objetivo, o estudo faz parte de uma abordagem reflexiva voltada para o materialismo histórico como metodologia de pesquisa. Para uma melhor compreensão do assunto, recorreu-se às constituições haitianas da época, a textos legislativos específicos (portarias, circulares) sobre educação e a estudos prévios de interesse para esta pesquisa. Com base na análise de nossas fontes, nosso argumento confronta uma dicotomia nas políticas educacionais dos primeiros chefes de Estado haitianos. Com base na legislação haitiana, o estudo enfatiza que a questão da educação sempre esteve na obra do legislador haitiano. Mas quando se trata de fazer cumprir as leis educacionais, os líderes não conseguiram estabelecer a educação inclusiva no Haiti. Eles deixam a maioria da população haitiana na mais profunda ignorância.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.