Análise dos avanços e perspectivas da educação inclusiva no Brasil e Moçambique:

uma abordagem documental e bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23831

Resumo

Os países Brasil e Moçambique têm adotados diversas políticas e iniciativas voltadas para a educação inclusiva, com o objetivo de garantir que as crianças tenham acesso à educação de qualidade. No Brasil, a educação inclusiva se consolida por meio de legislações como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Em Moçambique, a inclusão educacional é promovida pela Política de Educação Inclusiva, implementada em 2018, que visa integrar crianças com necessidades especiais no sistema regular de ensino. O estudo focou nos países Brasil e Moçambique buscando saber quais os avanços e perspectivas regem a educação inclusiva nestes países, por meio de uma pesquisa qualitativa com abordagem documental e bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam para os marcos legais com garantia de acesso e permanência de estudantes com deficiência nas escolas regulares, no entanto, persistem desafios como a falta de infraestrutura adequada, formação insuficiente de professores, preconceitos sociais, carência de recursos e práticas excludentes. Concluímos que ambos os países demonstram um crescente compromisso com a educação inclusiva, contudo há necessidades urgente de estratégias mais eficazes e investimentos contínuos para superar as barreiras existentes e garantir uma educação verdadeiramente inclusiva par todos os alunos

Biografia do Autor

Noemi Teresinha Gorte Nolevaiko, IHGP

Acadêmica da disciplina especial de Mestrado em Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em conjunto com a Universidade Rovuma de Moçambique (2024), pós graduanda em Gerontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2024), Tecnóloga em Gerontologia pela UNICESUMAR (2022), licenciada em Letras Libras pela Faculdade EFICAZ (2017), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG (1991). Especialista em Educação Especial: Educação Bilíngue para Surdos-Libras/Língua Portuguesa (2008) e Especialista em Educação Especial com Ênfase em Tradução e Interpretação de Libras. Possui experiência profissional como Pedagoga na Rede Municipal de Ensino na cidade de Palmeira até o ano de 2016, Professora de Educação Especial na Rede Estadual até o ano de 2016 e Professora na Instituição de Ensino Superior IESSA até o ano de 2017. Em 2024 atua como Escritora, Pesquisadora, Tradutora Intérprete de Língua de Sinais TILS, e Membra do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira IHGP desde 2017. 

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

NOLEVAIKO, N. T. G.; MANJINSKI, E. . Análise dos avanços e perspectivas da educação inclusiva no Brasil e Moçambique:: uma abordagem documental e bibliográfica. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23831. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23831. Acesso em: 21 dez. 2024.