Análise dos avanços e perspectivas da educação inclusiva no Brasil e Moçambique:

uma abordagem documental e bibliográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23831

Resumen

Os países Brasil e Moçambique têm adotados diversas políticas e iniciativas voltadas para a educação inclusiva, com o objetivo de garantir que as crianças tenham acesso à educação de qualidade. No Brasil, a educação inclusiva se consolida por meio de legislações como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Em Moçambique, a inclusão educacional é promovida pela Política de Educação Inclusiva, implementada em 2018, que visa integrar crianças com necessidades especiais no sistema regular de ensino. O estudo focou nos países Brasil e Moçambique buscando saber quais os avanços e perspectivas regem a educação inclusiva nestes países, por meio de uma pesquisa qualitativa com abordagem documental e bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam para os marcos legais com garantia de acesso e permanência de estudantes com deficiência nas escolas regulares, no entanto, persistem desafios como a falta de infraestrutura adequada, formação insuficiente de professores, preconceitos sociais, carência de recursos e práticas excludentes. Concluímos que ambos os países demonstram um crescente compromisso com a educação inclusiva, contudo há necessidades urgente de estratégias mais eficazes e investimentos contínuos para superar as barreiras existentes e garantir uma educação verdadeiramente inclusiva par todos os alunos

Biografía del autor/a

Noemi Teresinha Gorte Nolevaiko, IHGP

Acadêmica da disciplina especial de Mestrado em Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em conjunto com a Universidade Rovuma de Moçambique (2024), pós graduanda em Gerontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2024), Tecnóloga em Gerontologia pela UNICESUMAR (2022), licenciada em Letras Libras pela Faculdade EFICAZ (2017), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG (1991). Especialista em Educação Especial: Educação Bilíngue para Surdos-Libras/Língua Portuguesa (2008) e Especialista em Educação Especial com Ênfase em Tradução e Interpretação de Libras. Possui experiência profissional como Pedagoga na Rede Municipal de Ensino na cidade de Palmeira até o ano de 2016, Professora de Educação Especial na Rede Estadual até o ano de 2016 e Professora na Instituição de Ensino Superior IESSA até o ano de 2017. Em 2024 atua como Escritora, Pesquisadora, Tradutora Intérprete de Língua de Sinais TILS, e Membra do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira IHGP desde 2017. 

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

Publicado

2024-10-24

Cómo citar

NOLEVAIKO, N. T. G.; MANJINSKI, E. . Análise dos avanços e perspectivas da educação inclusiva no Brasil e Moçambique:: uma abordagem documental e bibliográfica. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23831. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23831. Acesso em: 23 nov. 2024.