A produção do conhecimento em Educação Especial no Programa de Pós-graduação em Rondônia
Schlagworte:
Produções. Educação Especial. Rondônia.Abstract
Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR, com objetivo de sistematizar e analisar dissertações concluídas entre 2010 e 2016, identificando as produções sobre educação especial e os focos temáticos abordados. Para isso, como procedimentos metodológicos foi utilizada revisão bibliográfica e a pesquisa no site do PPGE-UNIR por dissertações, do período indicado, e, nestas, pelos termos educação especial, educação inclusiva, inclusão, público alvo da educação especial e atendimento educacional especializado. As categorias de análise foram: objetivo, metodologia e conclusão. Os resultados apontaram que sete dissertações fizeram menção aos termos, destas, seis na linha de pesquisa Formação de Professores e uma em Políticas e Gestão Educacional. Os estudos permeiam reflexões e problematizações sobre AEE, formação de professores, educação inclusiva e educação especial, porém considera-se que a temática é embrionária e necessita de investimentos no desenvolvimento de estudos científicos para geração de políticas públicas educacionais.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.