Direitos Humanos, educação inclusiva e saberes docentes: desafios e perspectivas para a formação de professores do AEE
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23525Abstract
Este artigo analisa a articulação entre os princípios dos direitos humanos, a educação inclusiva e os saberes de experiência dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A Educação Inclusiva é entendida como um processo que visa garantir o acesso, a permanência e o sucesso de todos os estudantes, respeitando e valorizando suas peculiaridades. Para tanto, realizou-se leituras que abordam essa temática, bem como documentos que orientam as políticas públicas de educação no Brasil e no mundo, trata-se de um levantamento bibliográfico qualitativo com abordagem descritiva, por meio de estudos, em pesquisa de relevância sobre o assunto em destaque. Constatou-se que há uma convergência entre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva, uma vez que defendem a dignidade, igualdade, liberdade e a participação de todas as pessoas na sociedade, sem discriminação ou exclusão. Também colocamos em relevo alguns desafios para a efetivação dessa articulação na prática educativa, tais como: a necessidade de uma formação docente que contemple a inclusão, a garantia de recursos materiais e pedagógicos acessíveis, a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e a participação efetiva da comunidade escolar. Por fim, considera-se que a articulação entre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e democrática
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