EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO PIAUÍ
DISCURSO E PRÁTICA DOCENTE
Palabras clave:
práticas docentes, Inclusão, letramento inclusivoResumen
O presente artigo analisa como vem ocorrendo a inclusão de alunos com deficiência em alguns municípios do sul do Piauí, bem como as práticas e os conceitos docentes relativos a esses contextos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), tendo como recurso metodológico o questionário online, elaborado com 15 perguntas abertas e fechadas. Os participantes dessa pesquisa foram 10 professores da Educação Básica. Após a análise dos dados gerados, percebe-se que os conceitos de educação inclusiva disseminados pelos docentes constituem-se na hibridização de discursos que centraliza sua argumentação na equidade democrática e no reconhecimento dos desafios trazidos pela inclusão e nas dificuldades na construção de metodologias para educação inclusiva. Além disso, o trabalho com as novas tecnologias, conciliado às práticas inclusivas encontram como fator limitante a carência de investimentos de recursos próprios das escolas. Esse cenário resulta em práticas docentes que focam na atuação de profissionais de auxílio, como o cuidador.
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