O “HOMEM POBRE RURAL” ESTUDA?
ESCOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR EM FILMES BRASILEIROS DA DÉCADA DE 2000 QUE ABORDAM O RURAL
Palabras clave:
História da educação. Educação do campo. Cinema.Resumen
Apresentam-se, neste artigo, resultados de estudo com o objetivo de problematizar aspectos da representação do “homem pobre rural”, em especial no que se refere ao domínio e/ou à aplicação de conhecimentos escolares – principalmente a leitura, a escrita e o cálculo – , bem como aspectos da presença ou da ausência de imagens e/ou de falas que remetem à escola e/ou à educação escolar em cinco produções cinematográficas brasileiras da década de 2000 que abordam, direta ou indiretamente, a questão do rural. Essas produções cinematográficas são: “Eu, tu, eles” (2000), “Tapete vermelho” (2006), “Os narradores de Javé” (2004), “Dois filhos de Francisco: a história de Zezé di Camargo & Luciano” (2005) e “Vida de menina” (2005). Constatam-se, com especificidades relativas a cada produção cinematográfica, ausências da escola e/ou da educação escolar, bem como presenças, porém, majoritariamente pautadas por concepções consoantes com o pensamento hegemônico na sociedade brasileira acerca do campo, inclusive no que se refere à dicotomia e à relação hierárquico-vertical entre campo e cidade, o que tem implicações políticas, econômicas e culturais, especialmente para a área da educação escolar. As produções cinematográficas selecionadas apresentam algum nível de consonância com apontamentos constantes em bibliografia atinente à história da educação brasileira, em especial no que se refere à escolarização dos povos do campo.
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