LEITURAS DAS BIBLIOGRAFIAS E DOMÍNIO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO
uma análise da perspectiva docente
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2024.aPalabras clave:
Leituras acadêmicas, Metodologia científica, Ensino SuperiorResumen
Apresentam-se aspectos dos resultados de estudo exploratório, de abordagem qualitativa, baseado em dados empíricos, levantados especialmente por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes do Ensino Superior acerca da realização das leituras das bibliografias básicas e/ou complementares das disciplinas dos respectivos cursos por graduandos. Enfatizam-se posicionamentos de participantes que estabelecem relações diretas ou indiretas entre a realização dessas leituras e o domínio dos princípios básicos da metodologia científica em nível de Graduação. Destaca-se que os participantes apresentam diferentes posicionamentos acerca das leituras. A maioria compreende as leituras como um dos principais elementos e, também, como um dos principais desafios de cursos de Graduação. Entre os apontamentos mais recorrentes dos pesquisados está a não realização das leituras ou a sua realização de forma superficial/parcial por um contingente de estudantes, postura incompatível com o Ensino Superior. Outro aspecto ressaltado é o domínio insuficiente da metodologia científica, fator que compromete o nível de autonomia intelectual e de criticidade dos graduandos, inclusive para a realização dessas leituras. Constatam-se indicativos de ressonâncias recíprocas, diretas ou indiretas, entre os níveis de domínio da metodologia científica e a realização das leituras pelos graduandos. Os indicativos são de que os desafios pedagógicos envolvendo as leituras no Ensino Superior tendem a se intensificar.
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