Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro:

análise crítica das práticas educativas e políticas de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22993

Resumo

Com o propósito refletir sobre a efetivação da inclusão de alunos com deficiência ingressos no ensino superior, o presente artigo traz reflexões a certa da educação inclusiva no âmbito das práticas pedagógicas. Diante do novo paradigma da educação inclusiva, que exige das instituições de ensino superior apoio as políticas educacionais, é imprescindível que essas instituições implementem práticas inclusivas no ambiente universitário. O objetivo geral da pesquisa é discutir sobre as implicações existentes no processo inclusivo, visando uma educação de excelência que contribua para o processo educacional da pessoa com deficiência. Como objetivos específicos, buscamos analisar a política de educação inclusiva, compreender a realidade do processo inclusivo dentro das universidades, e refletir sobre as ações existentes com vistas à efetivação de práticas significativas para a formação profissional dos acadêmicos. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, revisando e analisando estudos e documentos relevantes sobre educação inclusiva, práticas pedagógicas e políticas educacionais. Os estudos em andamento mostram que, apesar dos progressos nas políticas de inclusão, ainda existem lacunas significativas na implementação efetiva destas políticas nas universidades. As barreiras físicas e comportamentais e a falta de recursos adequados apontam como um dos principais desafios. As implicações práticas deste estudo apontam a necessidade urgente de capacitação contínua de professores, além do desenvolvimento de infraestruturas acessíveis e recursos pedagógicos adaptados. A relevância deste estudo para o campo da Educação Inclusiva está na contribuição para a conscientização e promoção de práticas educacionais que realmente atendam às necessidades dos alunos com deficiência, fomentando uma cultura de inclusão e equidade no ensino superior

Biografia do Autor

Lucelia Lima, UEPG

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI). Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Piauí (2010), Graduação em Artes Visuais - Universidade Federal do Piauí(2015). Especialista em Educação Especial - Universidade Federal do Ceará, Docência do ensino Superior, Língua Brasileira de Sinais. De 2015 a 2019.1 esteve frente a coordenação Pedagógica do Centro de Atendimento Educacional Especializado "Filomena Guimarães Soares' - APAE/FLORIANO-PIAUÍ. Tem experiência na área de Educação de Surdos e no Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência. TUTORA DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - UFPI. Interprete de LIBRAS na rede municipal de Floriano 2019.1 e atuou como intérprete de LIBRAS na rede estadual em Barão de Grajaú- MA de 2019 a 2021. Coordenadora pedagógica no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Profa. "Socorro Mendes" Floriano-PI entre 2019 a 2022. Coordenadora da Educação Inclusiva no município de Floriano-PI nos de 2020-2022. Atualmente exerce a função de professora da sala de recursos da APAE de Floriano-PI.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

Downloads

Publicado

2024-10-19

Como Citar

MATEUS DE LIMA, L.; MANJINSKI, E. Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro:: análise crítica das práticas educativas e políticas de inclusão. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22993. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22993. Acesso em: 31 out. 2024.