Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro:
análise crítica das práticas educativas e políticas de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22993Resumen
Com o propósito refletir sobre a efetivação da inclusão de alunos com deficiência ingressos no ensino superior, o presente artigo traz reflexões a certa da educação inclusiva no âmbito das práticas pedagógicas. Diante do novo paradigma da educação inclusiva, que exige das instituições de ensino superior apoio as políticas educacionais, é imprescindível que essas instituições implementem práticas inclusivas no ambiente universitário. O objetivo geral da pesquisa é discutir sobre as implicações existentes no processo inclusivo, visando uma educação de excelência que contribua para o processo educacional da pessoa com deficiência. Como objetivos específicos, buscamos analisar a política de educação inclusiva, compreender a realidade do processo inclusivo dentro das universidades, e refletir sobre as ações existentes com vistas à efetivação de práticas significativas para a formação profissional dos acadêmicos. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, revisando e analisando estudos e documentos relevantes sobre educação inclusiva, práticas pedagógicas e políticas educacionais. Os estudos em andamento mostram que, apesar dos progressos nas políticas de inclusão, ainda existem lacunas significativas na implementação efetiva destas políticas nas universidades. As barreiras físicas e comportamentais e a falta de recursos adequados apontam como um dos principais desafios. As implicações práticas deste estudo apontam a necessidade urgente de capacitação contínua de professores, além do desenvolvimento de infraestruturas acessíveis e recursos pedagógicos adaptados. A relevância deste estudo para o campo da Educação Inclusiva está na contribuição para a conscientização e promoção de práticas educacionais que realmente atendam às necessidades dos alunos com deficiência, fomentando uma cultura de inclusão e equidade no ensino superior
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.