Reflexões sobre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva: uma análise quali-quantitativa com discentes de mestrado
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2024.c%20Palabras clave:
Direitos humanos ; formação continuada; inclusão.Resumen
Evidenciamos a importância de se debater com discentes sobre a educação inclusiva para a promoção dos direitos humanos nos processos educacionais. Objetivamos analisar e refletir sobre os princípios dos direitos humanos e seus impactos para uma educação inclusiva, sob o ponto de vista dos discentes no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). De natureza quali-quantitativa, composto por um questionário com 19 perguntas estruturadas em três eixos: o perfil do estudante do PROFEI; a caracterização da área de atuação; e, por último, reflexões críticas dialogadas sobre direitos humanos como prática inclusiva. A pesquisa foi realizada no período de 11 e 12 de dezembro de 2024 e contou com a participação de 12 discentes, durante a finalização da disciplina de Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos. O debate teórico foi refletido pelo viés freiriano. Para a análise dos dados qualitativos, os resultados foram examinados via análise de conteúdo de Bardin (2004) a partir da exploração do material, para que as unidades de significado semelhantes fossem agrupadas, considerando recortes semânticos (temas). Os dados quantitativos foram sistematizados no programa Microsoft Excel, resultando em gráficos e tabelas, sendo posteriormente analisados. Entre os resultados observamos unanimidade entre os participantes pela atuação como docentes da Educação Básica, inseridos numa diversidade cultural, de pensamentos e de contextos educacionais, verificando-se a necessidade de formação continuada. Conclui-se a precisão de se firmar um compromisso com práticas pedagógicas críticas associadas ao currículo, com base na promoção dos direitos humanos a fim de se construir uma educação inclusiva.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.