Desafios e estratégias na formação de professores para a educação inclusiva e direitos humanos na educação básica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22795

Parole chiave:

Direitos Humanos, Educação Inclusiva, Formação.

Abstract

Este texto discute a problemática da formação de professores em educação inclusiva e direitos humanos na educação básica, com o intuito de refletir como a formação docente pode ser pensada para promover uma educação inclusiva baseada nos princípios dos direitos humanos Consiste em uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, baseada na análise de literatura relevante e dados existentes, a pesquisa examina como a formação docente pode ser aprimorada para melhor incorporar práticas inclusivas e respeitar os direitos humanos. Os resultados indicam que, apesar de avanços legislativos, persistem desafios significativos devido à falta de recursos específicos e à persistência de preconceitos. Conclui-se que a formação de professores ainda necessita de uma abordagem mais integrada que inclua não apenas conhecimento técnico, mas também competências emocionais e éticas. A pesquisa ressalta a importância de preparar educadores para serem agentes de mudança, capazes de implementar uma educação verdadeiramente inclusiva. As implicações deste estudo sugerem a necessidade de reformas nas políticas de formação docente para atender às demandas da educação inclusiva moderna.

Biografie autore

Marlene da Silva, Universidade Estadual Paulista Unesp

Magisterio CEFAM,graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte Paulista(2006), graduação em História pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível(2011), especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del-Rei(2016), especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Superior de Educação de Barretos(2011) e especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível(2009).  Mestranda em educação Inclusiva pela universidade  Estadual Paulista  UNESP . Atualmente é Diretor da EMEF Coronel José Pedro da Motta. Tem experiência an área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

Elisangela Leal de Oliveira Mercado, UNESP

Professora Adjunta II da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial. Mestre em Linguística e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Formação em Tutoria Virtual pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Concluiu o Curso de Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar (CAAEAHD /UFMS) Leciona an graduação presencial e an modalidade a distância da UFAL e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESP). Ministra disciplinas pedagógicas voltada à área de Gestão Educacional, Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Psicopedagogia, Processo Ensino e Aprendizagem, Educação Especial, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Inspeção Escolar. Participou do Programa Mídias an Educação do MEC/UFAL e do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual (AEE-DI/UFAL). Pesquisadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEEESP) e vice coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió (biênio 2017/2019), Diretora de Formação da União nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/AL -biênio 2018/2020). Membro do Comitê Gestor Estadual para as ações de cuidado das crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika e outras síndromes causadas por STORCH. Membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI/Alagoas). Integra o Pacto Estadual Pela Primeira Infância em Alagoas e Comissão de Alinhamento do Plano Municipal pela Primeira Infancia em Maceió.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-10-20

Come citare

DA SILVA, M.; MERCADO, E. L. de O. . Desafios e estratégias na formação de professores para a educação inclusiva e direitos humanos na educação básica. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22795. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22795. Acesso em: 31 ott. 2024.