Direitos Humanos, educação inclusiva e saberes docentes: desafios e perspectivas para a formação de professores do AEE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23525

Resumo

Este artigo analisa a articulação entre os princípios dos direitos humanos, a educação inclusiva e os saberes de experiência dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A Educação Inclusiva é entendida como um processo que visa garantir o acesso, a permanência e o sucesso de todos os estudantes, respeitando e valorizando suas peculiaridades. Para tanto, realizou-se leituras que abordam essa temática, bem como documentos que orientam as políticas públicas de educação no Brasil e no mundo, trata-se de um levantamento bibliográfico qualitativo com abordagem descritiva, por meio de estudos, em pesquisa de relevância sobre o assunto em destaque. Constatou-se que há uma convergência entre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva, uma vez que defendem a dignidade, igualdade, liberdade e a participação de todas as pessoas na sociedade, sem discriminação ou exclusão. Também colocamos em relevo alguns desafios para a efetivação dessa articulação na prática educativa, tais como: a necessidade de uma formação docente que contemple a inclusão, a garantia de recursos materiais e pedagógicos acessíveis, a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e a participação efetiva da comunidade escolar. Por fim, considera-se que a articulação entre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e democrática

Biografia do Autor

Estêvão Barbosa dos Santos, UNEMAT

Mestre em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop-MT - na linha de pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2014). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Sinop. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, relação professor aluno, literatura, Educação inclusiva.

Marion Machado Cunha, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UNEMAT).

Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, Mato Grosso, desde 1995 (1995 a 2024). Concursado em Metodologia Científica. Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Doutor em Educação na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2010). Pesquisas na área de Educação, Educação Inclusiva e Ensino de História, atuando principalmente com as temáticas: Trabalho e Educação; Trabalho do professor e práticas sociais; Universidade: política e história, História oral e de Vida; Políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; Formação de Professores e Práticas Educativas em Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

2024-10-20

Como Citar

SANTOS, E. B. dos; MACHADO CUNHA, M. . Direitos Humanos, educação inclusiva e saberes docentes: desafios e perspectivas para a formação de professores do AEE. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23525. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23525. Acesso em: 3 jan. 2025.