THE HUMANIZING POWER OF LITERATURE AND POETIC PERFORMANCE IN THE FORMATION OF THE LITERARY READER: A METHODOLOGICAL APPROACH

Authors

Abstract

The aim of this article is to present a methodological approach of teaching literature to high school teachers. With that end, Nussbaum (1995, 2010), Carvalho (2017), Aguiar and Bordini (1993), Dalvi, Rezende and Faleiros (2013), Rouxel (2013), Paulino and Cosson (2009), among others, were used as a theoretical contribution to talk about the process of humanization on the part of literature, the importance of a teaching methodology in literature and the formation literacy. Thus, we set to work with poem reading and then poetic performances with students, according to Zumthor (2018). Our methodology includes bibliographic research about the themes. The results reaffirm that the humanizing power of literature and poetic performance, as a teaching methodology in literature, can help teachers in the training of readers in educational contexts.

Author Biographies

Margareth Torres de Alencar Costa

BREVE CURRICULO Margareth Torres de Alencar Costa

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela UFPE. Graduação em Letras Português, Inglês e Espanhol. Bacharel em Serviço Social. Professora Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí e professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Letras da UFPI e do Mestrado em Letras da UESPI. Líder do Núcleo de Estudos Hispânicos- UESPI( NUEHIS) e membro do NEPA ( Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro), atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos Culturais englobando orientação e ensino de Literaturas de Línguas estrangeiras, Autobiografia, Autoficção, Recepção e gênero. Atualmente concluiu pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Buenos Aires aguardando certificado. Orcid 0000-003-3524-9503

 

 

Lucas Evangelista Saraiva Araújo, UFPI

Atualmente está pesquisador-mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com área de concentração em Literatura e linha de pesquisa em Literatura, Cultura e Sociedade. Formado em Letras Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM-2018). Pertencente ao Núcleo de Estudos Hispânicos (NUEHIS-CNPq/UESPI), atua principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Adaptação Literária, Ensino de Literatura, Letramento Literário e Formação de Leitores.

Elias Barroso da Silva Júnior, UFPI

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí. Graduado em Letras Português e Francês pela mesma universidade. Atualmente trabalha no campo da Literatura guiado pelos estudos da Estética da recepção, Teoria do Efeito Estético e Literatura Comparada. Prefere pesquisas que envolvam o leitor e a sua importância na permanência da obra literária. Na época da graduação foi bolsista na Cultura Francesa e no Idiomas Sem Fronteiras como professor de Francês.

Published

2022-03-05

Issue

Section

Artigos Tema Livre