O PODER HUMANIZADOR DA LITERATURA E A PERFORMANCE POÉTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem metodológica de ensino em literatura ao professor do ensino médio. Para tanto, foi utilizado como aporte teórico Nussbaum (1995, 2010); Carvalho (2017), Aguiar e Bordini (1993); Dalvi, Rezende e Faleiros (2013); Rouxel (2013); Paulino e Cosson (2009), dentre outros, para falar sobre o processo de humanização por parte da literatura, a importância de uma metodologia de ensino em literatura e a formação literária. Dessa maneira, propomos trabalhar com a leitura do poema e em seguida propor aos alunos a performance poética, a partir de Zumthor (2018). Nossa metodologia de pesquisa contou com uma pesquisa bibliográfica acerca das temáticas. Os resultados reafirmam que o poder humanizador da literatura e a performance poética, enquanto metodologias de ensino em literatura, podem ajudar o professor na formação de leitores em contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Torres de Alencar Costa

BREVE CURRICULO Margareth Torres de Alencar Costa

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela UFPE. Graduação em Letras Português, Inglês e Espanhol. Bacharel em Serviço Social. Professora Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí e professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Letras da UFPI e do Mestrado em Letras da UESPI. Líder do Núcleo de Estudos Hispânicos- UESPI( NUEHIS) e membro do NEPA ( Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro), atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos Culturais englobando orientação e ensino de Literaturas de Línguas estrangeiras, Autobiografia, Autoficção, Recepção e gênero. Atualmente concluiu pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Buenos Aires aguardando certificado. Orcid 0000-003-3524-9503

 

 

Lucas Evangelista Saraiva Araújo, UFPI

Atualmente está pesquisador-mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com área de concentração em Literatura e linha de pesquisa em Literatura, Cultura e Sociedade. Formado em Letras Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM-2018). Pertencente ao Núcleo de Estudos Hispânicos (NUEHIS-CNPq/UESPI), atua principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Adaptação Literária, Ensino de Literatura, Letramento Literário e Formação de Leitores.

Elias Barroso da Silva Júnior, UFPI

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí. Graduado em Letras Português e Francês pela mesma universidade. Atualmente trabalha no campo da Literatura guiado pelos estudos da Estética da recepção, Teoria do Efeito Estético e Literatura Comparada. Prefere pesquisas que envolvam o leitor e a sua importância na permanência da obra literária. Na época da graduação foi bolsista na Cultura Francesa e no Idiomas Sem Fronteiras como professor de Francês.

Downloads

Publicado

2022-03-05

Edição

Seção

Artigos Tema Livre