A LINGUAGEM COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE E FORÇA CENTRÍFUGA DE RESISTÊNCIA EM O CONTO DA AIA E OS TESTAMENTOS, DE MARGARET ATWOOD
Resumo
O conto da aia (1985) e Os testamentos (2019), de Margaret Atwood, figuram a República de Gilead, um regime que controla rigidamente a população, principalmente as mulheres. O estreitamento da linguagem, falada ou escrita, é utilizado como um dispositivo de controle. Apesar disso, as respectivas protagonistas - Offred e Tia Lydia - utilizam a linguagem como força centrífuga de resistência, pois registram relatos sobre as violências que passaram. Assim, objetivamos analisar comparativamente os relatos a fim de compreender como a linguagem é tanto um dispositivo de controle quanto força centrífuga de resistência. Refletimos também sobre os papéis sociais de Aias e Tias e a extensão e/ou falta de poder concedido a eles. O estudo é fundamentado nas considerações de Mikhail Bakhtin, como as forças centrípetas e centrífugas no discurso; e de Michel Foucault sobre o conceito de dispositivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.