CARTOGRAFIA DE PESQUISAS - DISSERTAÇÕES E TESES - SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO BRASIL
Resumo
Este artigo visa apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado realizada no campo da Linguística Aplicada (LA), cujos fundamentos teóricos alicerçam-se nos Estudos Dialógicos da Linguagem (Bakhtin/Volochínov, 2014 [1929]; Bakhtin, 2011[1979]; Medviédev, 2012[1928]; Volochínov, 2013[1930], 2017[1929]). Tendo em vista as reverberações acerca da prática de análise linguística, desde a sua inserção na esfera educacional (Geraldi, 1984, 1991) à inclusão como prática de ensino na esfera da educação básica (Brasil, 1998, 2018), buscamos identificar e quantificar a produção científica sobre Prática de Análise Linguística (AL, PAL, PAL/S) desenvolvida no Brasil no período de 1998 a 2021, de modo a constituir um cenário quantitativo de dissertações e teses produzidas nos programas de pós- graduação brasileiros. Metodologicamente, a pesquisa revestiu-se dos pressupostos teóricos da Análise Bibliométrica (Alvarado, 2007, 1984; Araújo, 2006; Hayashi, 2012; Quevedo-Silva et al., 2016), tornando visível o cenário cartográfico da produção científica sobre AL, PAL, PAL/S no Brasil.
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