UM ESTUDO INICIAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DE CLASSE NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: LINGUAGENS

Autores

  • Lilian Aparecida Moura Universidade Estadual de Ponta grossa
  • Valeska Gracioso Carlos Universidade Estadual de Ponta grossa

Resumo

Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa na área da Linguística Aplicada, que teve por objetivo a análise de um capítulo do livro didático Português: Linguagens de Cereja e Magalhães, no que diz respeito: as classes sociais e como elas são representadas e, desse modo, fazer uma intersecção com as variedades linguísticas. Como referencial teórico, contamos com: Street (2007) no que concerne as práticas de letramento; Dambrós (2016) e Baladeli (2014) no que tange a identidade de classe social; Faraco (2015) e Possenti (2000) no que diz respeito a variação linguística nos livros didático, entre outros. Os resultados demonstram que o capítulo traz algumas atividades que se enquadram nas práticas de letramento ideológico. Todavia, trabalha apenas com a dicotomia pobre/rico, desconsiderando as demais classes sociais. Ademais, essa oposição é feita de maneira estereotipada. À vista disso, reafirmamos a relevância de trabalhos cujo objetivo é a análise de livros didático.

Biografia do Autor

Lilian Aparecida Moura, Universidade Estadual de Ponta grossa

Mestranda do programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta grossa

Possui graduação em Letras Português/ Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), graduação em Letras Português/Inglês pela mesma universidade (1999), mestrado (2006) e Doutorado (2015) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Espanhola e Inglesa. Desenvolve pesquisa na área da Sociolinguística e Dialetologia, investigando as atitudes linguísticas e descrevendo as línguas em contato na fronteira do Brasil com o Paraguai. Além disso, seus estudos abarcam pesquisas de cunho sociodialetológico, aprofundando questões de identidade, variação, atitude, crenças e políticas linguísticas, fundamentais no processo de ensino/aprendizagem, visando o desenvolvimento de ações voltadas à formação do professor de línguas materna e estrangeira.

Downloads

Publicado

2020-04-15