A REFERENCIAÇÃO COMO MARCA DISCURSIVO-ARGUMENTATIVA NA PRÁTICA JORNALÍSTICA INSTITUCIONAL
Resumo
O presente artigo propõe-se a analisar os processos de referenciação inseridos nas marcas textuais discursivo-argumentativas utilizadas na prática jornalística institucional. Entende-se que, uma vez estabelecida a referenciação, esta se revela uma atividade discursiva na qual os objetos do discurso se (re)constroem e se transformam de acordo com a maneira como interagem com o mundo social do entorno acadêmico. O trabalho consiste em uma análise de duas notícias publicadas no portal de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é identificar e descrever de que forma é empregado o referido mecanismo nesse gênero jornalístico e como é realizada a referenciação ao longo da construção textual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.