A ARTE “CIVILIZADA” DE GRACILIANO RAMOS: UMA CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA BRASILEIRA ENTRE AS DÉCADAS DE 30 E 60 (SÉCULO XX)
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v28i1.156Resumo
Este artigo examina o comportamento da crítica literária em relação à obra de Graciliano Ramos, entre as décadas de 30 e 60 do século XX, procurando exemplificar a persistência da mentalidade preconceituosa da intelectualidade brasileira quanto às possibilidades do desenvolvimento de um pensamento científico e “positivo” no país. A análise dos escritos de um segmento que se dedicou a discutir os elementos peculiares à cultura brasileira em concomitância com a análise dos trabalhos da crítica, permite compreender a constituição da imagem que se cunhou acerca do romancista neste período.
Palavras-chave: Graciliano Ramos; crítica literária; cultura brasileira; discurso do “atraso”
This article examines the conduct of the review from 1930s to 1960s concerning the work of Graciliano Ramos, intending to exemplify the persistence of the Brazilian intelligentsia’s prejudicial mentality about the possibility of the development of a scientific and “positive” thinking in its country. The analysis of a segment’s writings that discussed the peculiar elements to Brazilian culture concur with the analysis of the work’s review permits understanding the constitution of the novelist’s image in this period.
Key-words: Graciliano Ramos; literary review; Brazilian culture; discourse about the “delay”
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.