A PRODUÇÃO ACADÊMICA DE MÃES, PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS, EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ACERCA DA IDEOLOGIA DA MATERNIDADE E DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

Autores

Resumo

O estudo discute a realidade de mães, professoras universitárias, no que tange às dificuldades que têm enfrentado em relação à pesquisa e produção acadêmica, em tempos de Coronavírus Covid-19. Para tanto, utilizamos como base teórica as teorias de gênero textual, do letramento acadêmico, do trabalho e do modo de produção/reprodução social que atravessam as vidas humanas. A metodologia segue a abordagem quanti-qualitativa e, para a coleta e análise de dados, aplicamos um questionário semiestruturado. O questionário foi composto por perguntas discursivas e de múltipla escolha, o qual foi respondido por 48 professoras de diferentes lugares do Brasil. Por fim, após a análise dos dados obtidos, constatamos que a ideologia da maternidade opera para justificar a sobrecarga de trabalho doméstico, o que reflete na produtividade acadêmica das docentes.

Biografia do Autor

Flavia Colen Meniconi, UFAL

Professora Adjunta do Curso de Letras - Espanhol da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Samuel Barbosa Silva, UFAL

Doutor e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL)

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Publicado

2022-11-12

Edição

Seção

Artigos Tema Livre