SABER DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DE UMA ALFABETIZADORA

Autores

  • Eneida Maria Chaves Universidade Federal de São João del-Rei
  • Elisabete Regina do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v22i1.208

Resumo

Neste artigo, pretende-se apresentar os resultados da investigação das concepções de linguagem de uma alfabetizadora, ex-aluna do Curso de Especialização em Alfabetização/FUNREI. Utilizando uma abordagem etnográfica, dados foram levantados através de observações das práticas cotidianas em sala de aula e de entrevistas gravadas. Os resultados levaram às seguintes constatações: essa profissional construiu, durante o período de formação, uma concepção de linguagem como forma de interação e uma compreensão de texto como unidade sociocomunicativa; e apreendeu as diferenças entre alfabetizar e letrar.

 

Palavras-chave: Saberes docentes, Concepções de linguagem, Concepção de texto, Alfabetização x Letramento

Downloads

Publicado

2009-05-05

Edição

Seção

Artigos Tema Livre