Ensino de língua portuguesa: focalizando as práticas discursivas. Doi: 10.5212/Uniletras.v.33i1.0003
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v33i1.3547Palavras-chave:
Língua portuguesa. Práticas discursivas. Autoria.Resumo
Apresento, neste texto, algumas considerações sobre desafios da Linguística Aplicada relativamente à pedagogia de línguas, abordando a noção de prática discursiva. Exponho algumas noções relevantes para o contexto de ensino: o texto como unidade de análise, materializando discursos através de gêneros específicos, abarcando o horizonte social e integrando outras formas de linguagem, em sua relação com a produção e a interpretação. Discuto ainda as noções de estrutura e acontecimento associadas à produção textual, e apresento uma proposta de desenvolvimento pedagógico do processo de autoria, através de uma abordagem centralizando o jogo entre repetição (paráfrase) e alteração (polissemia), conforme proposta de Orlandi no campo da Análise de Discurso.
Palavras-chave: Língua portuguesa. Práticas discursivas. Autoria.
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