Panorama das atividades propostas para as práticas de leitura nos LDs, segundo a concepção de Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i2.3954Palavras-chave:
livro didático, gênero do discurso, Bakhtin.Resumo
Considerando os direcionamentos teórico-metodológicos propostos pelos PCNs, este trabalho tem como objetivo, à luz da teoria bakhtiniana, analisar como a noção de gênero do discurso vem se configurando nas práticas de leitura nos livros didáticos de língua portuguesa. As atividades de práticas de leitura servem de amostra do universo que representam, e permitem, ainda que sumariamente, algumas conclusões. Assim, analisando as coleções selecionadas para esta pesquisa, observam-se problemas nas questões propostas para a compreensão e interpretação dos textos, pois são ainda superficiais, trata-se de uma leitura de reconhecimento, que fica na “superfície” do texto/enunciado e do gênero do discurso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.