LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8141Palavras-chave:
Leitura, Compreensão, Produção TextualResumo
Este artigo reporta-se a uma prática docente realizada com estudantes de Ensino Médio, de uma Escola da Rede Pública de Cruz Alta – RS, na disciplina de Língua Portuguesa, em 2009. As atividades desenvolvidas foram de leitura, interpretação e compreensão textual e de produção de textos. A Linguística Textual respalda o referido trabalho com base em Marcuschi (2008) e Koch (2003), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) e das Orientações Curriculares para o ensino médio (2006). Foram trabalhados diversos gêneros textuais do campo argumentativo. A prática docente exercida obteve resultados bastante positivos, pois os estudantes foram bastante participativos e assíduos, além de ampliarem suas habilidades textuais e linguísticas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.