PRÁTICAS DE LEITURA DE EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE OS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DO LEITOR
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8179Palavras-chave:
Práticas leitoras, Jovens e Adultos, Formação do leitorResumo
Este trabalho tece reflexões sobre as práticas de leitura de educandos jovens e adultos, de uma escola pública brasileira, a fim de compreender os percursos de formação desses sujeitos-leitores. Para isso, delimitamos como objeto de análise as narrativas de uma turma de concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e adotamos como metodologia a abordagem experiencial, conforme estudos de Josso (2004; 2010). As narrativas biográficas dos jovens e adultos colaboradores evidenciaram que esses educandos associam, fortemente, a leitura às necessidades pragmáticas da vida e que suas práticas leitoras mantêm relação com atividades desenvolvidas dentro e fora da escola.
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