A memória subterrânea na narrativa do espaço urbano: contribuição teórica para a folkcomunicação

Autores

  • Gerson de Sousa Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como a narrativa de sujeitos marginalizados, por meio de testemunhos orais, com o intuito de reconstruir outro discurso sobre a história, pelo reviver da memória subterrânea ou marginalizada, contribui para conceituar o processo de comunicação na Teoria da Folkcomunicação. A proposta é analisar pesquisa de campo realizado com velhos moradores na cidade de Campinas, interior de São Paulo, cujo objetivo era reconstruir a história da cidade em contraponto ao discurso oficial. Essa análise permite entender como os testemunhos desses moradores, agora gravados e disseminados em meios de comunicação alternativos para as novas gerações, possibilitam identificar as estratégias utilizadas pelos grupos marginalizados, como conceitua Luiz Beltrão, no campo comunicativo.

Biografia do Autor

Gerson de Sousa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e adjunto do Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

DE SOUSA, G. A memória subterrânea na narrativa do espaço urbano: contribuição teórica para a folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 48–63, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18874. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS