A memória subterrânea na narrativa do espaço urbano: contribuição teórica para a folkcomunicação

Autores/as

  • Gerson de Sousa Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar como a narrativa de sujeitos marginalizados, por meio de testemunhos orais, com o intuito de reconstruir outro discurso sobre a história, pelo reviver da memória subterrânea ou marginalizada, contribui para conceituar o processo de comunicação na Teoria da Folkcomunicação. A proposta é analisar pesquisa de campo realizado com velhos moradores na cidade de Campinas, interior de São Paulo, cujo objetivo era reconstruir a história da cidade em contraponto ao discurso oficial. Essa análise permite entender como os testemunhos desses moradores, agora gravados e disseminados em meios de comunicação alternativos para as novas gerações, possibilitam identificar as estratégias utilizadas pelos grupos marginalizados, como conceitua Luiz Beltrão, no campo comunicativo.

Biografía del autor/a

Gerson de Sousa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e adjunto do Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2013-07-02

Cómo citar

DE SOUSA, G. A memória subterrânea na narrativa do espaço urbano: contribuição teórica para a folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 48–63, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18874. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS E ENSAIOS