Comunicação e Etnodesenvolvimento: Os ayoreo no Paraguai

Autores

  • Elton Domingues Rivas Faculdade Anhanguera Jacareí
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté

Resumo

O etnodesenvolvimento se apresenta como uma possibilidade de se pensar o desenvolvimento considerando as diferenças culturais que coexistem em uma sociedade. O objetivo da pesquisa foi analisar os efeitos que o contato com os povos não indígenas gerou na cultura dos Ayoeros, sob a perspectiva do etnodesenvolvimento. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo por meio de observação. Verificou- que, por meio da comunicação com não indígenas, houve uma descaracterização das atividades de subsistência e incorporação dos indígenas nas atividades de trabalho de base capitalista. Ainda que não foi identificada situação de negociação dos Ayoeros com o Estado, observa-se uma capacidade de negociação e adaptação em relação às realidades de outros grupos sociais, o que lhes permite a sobrevivência enquanto povo, no entanto em uma situação aquém das premissas do etnodesenvolvimento.

Biografia do Autor

Elton Domingues Rivas, Faculdade Anhanguera Jacareí

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor da Faculdade Anhanguera Jacareí.

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professora-pesquisadora do de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

RIVAS, E. D.; CARNIELLO, M. F. Comunicação e Etnodesenvolvimento: Os ayoreo no Paraguai. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 109–125, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18951. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS