Comunicação e Etnodesenvolvimento: Os ayoreo no Paraguai

Authors

  • Elton Domingues Rivas Faculdade Anhanguera Jacareí
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté

Abstract

O etnodesenvolvimento se apresenta como uma possibilidade de se pensar o desenvolvimento considerando as diferenças culturais que coexistem em uma sociedade. O objetivo da pesquisa foi analisar os efeitos que o contato com os povos não indígenas gerou na cultura dos Ayoeros, sob a perspectiva do etnodesenvolvimento. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo por meio de observação. Verificou- que, por meio da comunicação com não indígenas, houve uma descaracterização das atividades de subsistência e incorporação dos indígenas nas atividades de trabalho de base capitalista. Ainda que não foi identificada situação de negociação dos Ayoeros com o Estado, observa-se uma capacidade de negociação e adaptação em relação às realidades de outros grupos sociais, o que lhes permite a sobrevivência enquanto povo, no entanto em uma situação aquém das premissas do etnodesenvolvimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elton Domingues Rivas, Faculdade Anhanguera Jacareí

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor da Faculdade Anhanguera Jacareí.

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professora-pesquisadora do de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté, Brasil.

Published

2016-04-30

How to Cite

RIVAS, E. D.; CARNIELLO, M. F. Comunicação e Etnodesenvolvimento: Os ayoreo no Paraguai. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 109–125, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18951. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS E ENSAIOS