O ‘testemunho’ como prática folkcomunicacional da Renovação Carismática Católica

Autores

  • Rosinete de Jesus Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Virgínia Diniz Ferreira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)
  • Rodrigo Nascimento Reis Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i33.0003

Resumo

O artigo analisa a cobertura televisiva do Pentecostalismo Católico - Renovação Carismática Católica (RCC) – na década de 1990, a partir da cobertura dos telejornais de exibição nacional da Rede Globo, sobre o movimento nesse período. A pesquisa busca perceber os impactos dessa cobertura na visibilidade e expansão do movimento no Brasil. Para isso, elabora pesquisa de campo realizada através de aplicação de questionários em grupos de oração, na cidade de São Luís (MA). Percebeu-se que na região onde a pesquisa foi aplicada, as matérias jornalísticas não tiveram peso para fazer com que as pessoas procurassem os grupos de oração, mas sim outras práticas além da mídia, caracterizadas neste trabalho como folkcomunicacionais, sendo a principal: o testemunho das pessoas, anônimos para mídia e leigos para a igreja.

Biografia do Autor

Rosinete de Jesus Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Graduada em Comunicação Social - RTV. Especialização em Teorias da Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Virgínia Diniz Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)

Mestranda em Comunicação Social, linha de pesquisa Mídia e Estratégias de Comunicação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Graduada em Comunicação Social, curso de Rádio e TV, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Rodrigo Nascimento Reis, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Como Citar

FERREIRA, R. de J. S.; FERREIRA, V. D.; REIS, R. N. O ‘testemunho’ como prática folkcomunicacional da Renovação Carismática Católica. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 49–65, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i33.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19057. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS