O ‘testemunho’ como prática folkcomunicacional da Renovação Carismática Católica
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i33.0003Resumen
O artigo analisa a cobertura televisiva do Pentecostalismo Católico - Renovação Carismática Católica (RCC) – na década de 1990, a partir da cobertura dos telejornais de exibição nacional da Rede Globo, sobre o movimento nesse período. A pesquisa busca perceber os impactos dessa cobertura na visibilidade e expansão do movimento no Brasil. Para isso, elabora pesquisa de campo realizada através de aplicação de questionários em grupos de oração, na cidade de São Luís (MA). Percebeu-se que na região onde a pesquisa foi aplicada, as matérias jornalísticas não tiveram peso para fazer com que as pessoas procurassem os grupos de oração, mas sim outras práticas além da mídia, caracterizadas neste trabalho como folkcomunicacionais, sendo a principal: o testemunho das pessoas, anônimos para mídia e leigos para a igreja.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.