Iniciativas independentes digitais de jornalismo e possíveis contribuições às expressões culturais de grupos marginalizados

Autores

  • Gustavo Panacioni Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0006

Resumo

A reflexão proposta é uma derivação do projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa que tem como objeto de análise as iniciativas de jornalismo digitais autodenominadas independentes. A reflexão deste artigo parte do objetivo de entender qual a participação dessas iniciativas independentes de jornalismo localizadas em plataformas digitais no processo de preservação e auxílio das expressões culturais de culturas marginalizadas. No aporte teórico são abordados conceitos de cultura hegemônica, supressão de identidades regionais, folclore, grupos marginalizados e o papel do líder de opinião ou, num contexto atualizado, o mediador ativista. Como o objeto empírico utiliza-se a iniciativa independente Amazônia Real e as produções realizadas pela organização.

Biografia do Autor

Gustavo Panacioni, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

PANACIONI, G. Iniciativas independentes digitais de jornalismo e possíveis contribuições às expressões culturais de grupos marginalizados. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 87–102, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19076. Acesso em: 27 abr. 2024.