Iniciativas independentes digitais de jornalismo e possíveis contribuições às expressões culturais de grupos marginalizados
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0006Resumen
A reflexão proposta é uma derivação do projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa que tem como objeto de análise as iniciativas de jornalismo digitais autodenominadas independentes. A reflexão deste artigo parte do objetivo de entender qual a participação dessas iniciativas independentes de jornalismo localizadas em plataformas digitais no processo de preservação e auxílio das expressões culturais de culturas marginalizadas. No aporte teórico são abordados conceitos de cultura hegemônica, supressão de identidades regionais, folclore, grupos marginalizados e o papel do líder de opinião ou, num contexto atualizado, o mediador ativista. Como o objeto empírico utiliza-se a iniciativa independente Amazônia Real e as produções realizadas pela organização.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.