Redes Folkcomunicacionais e Políticas Públicas: A Escola de Cidadania e Espaço Político e de Ativismo Midiático

Autores

  • Daniel Marcelino dos Santos
  • Cristina Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0007

Resumo

As ações folkcomunicacionais e as atividades relativas às políticas públicas se manifestam em territórios de interação. Com o objetivo de observar e discutir a Escola de Cidadania “José de Souza Cândido” sob a ótica da folkcomunicação e das políticas públicas. Esse estudo apresenta inicialmente algumas considerações sobre educação, cidadania, movimentos sociais, e comunicação, e na sequencia realiza uma discussão a partir da perspectiva folkcomunicacional das políticas públicas. A Escola de Cidadania se configura como um espaço em que se observa a convergência de aspetos tanto de folkcomunicação quanto de políticas públicas. A aproximação conceitual de diferentes áreas de conhecimento mostra que a complexidade das relações existentes na sociedade, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade dessas confluências para sua compreensão.

Biografia do Autor

Daniel Marcelino dos Santos

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Especialista em Educação Especial e Bacharel em Fisioterapia. Professor de Educação Básica na Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, com atuação na Educação Especial. Membro do GRUPPU - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes.

Cristina Schmidt

Doutora em Comunicação pela PUC-SP. Coordena o Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde também é professora e pesquisadora.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

SANTOS, D. M. dos; SCHMIDT, C. Redes Folkcomunicacionais e Políticas Públicas: A Escola de Cidadania e Espaço Político e de Ativismo Midiático. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 103–118, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19077. Acesso em: 26 abr. 2024.