A gestão do conhecimento nos processos organizacionais – o caso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Autores

  • Juares da Silva Thiesen UFSC

Resumo

O presente artigo inscreve-se como parte de uma pesquisa intitulada Construção de cenários prospectivos- uma abordagem metodológica para a elaboração de Planos de Desenvolvimento na área da Educação, realizada pelo autor no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. No texto, destaca-se a importância do conhecimento como capital intangível estratégico para a reestruturação das organizações frente às demandas da chamada “nova economia” e as formas pelas quais a Gestão do Conhecimento, enquanto disciplina, vem buscando discutir e contribuir interdisciplinarmente em vários aspectos da vida organizacional. A partir dos pressupostos da Gestão do Conhecimento, analisa-se particularmente o caso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), organização pública que vem se preparando para um novo modo de gestão em função da política de descentralização recentemente implantada pelo Governo do Estado. Nesse aspecto, busca-se estabelecer uma relação entre o modelo de gestão vigente na SED, marcado essencialmente por uma estrutura funcional e verticalizada, com o novo paradigma que propõe uma estrutura mais horizontal em rede, orientada pela economia do conhecimento e baseada na gestão por processos. Finalmente, elenca-se uma série de conceitos sobre gestão por processos e de tarefas considerados fundamentais para que uma organização como a Secretaria de Estado da Educação possa iniciar um processo de redesenho gerencial.

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Publicado

01-01-2009

Como Citar

THIESEN, J. da S. A gestão do conhecimento nos processos organizacionais – o caso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Revista ADMPG, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13870. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos