A gestão do conhecimento nos processos organizacionais – o caso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
Abstract
O presente artigo inscreve-se como parte de uma pesquisa intitulada Construção de cenários prospectivos- uma abordagem metodológica para a elaboração de Planos de Desenvolvimento na área da Educação, realizada pelo autor no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. No texto, destaca-se a importância do conhecimento como capital intangível estratégico para a reestruturação das organizações frente às demandas da chamada “nova economia” e as formas pelas quais a Gestão do Conhecimento, enquanto disciplina, vem buscando discutir e contribuir interdisciplinarmente em vários aspectos da vida organizacional. A partir dos pressupostos da Gestão do Conhecimento, analisa-se particularmente o caso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), organização pública que vem se preparando para um novo modo de gestão em função da política de descentralização recentemente implantada pelo Governo do Estado. Nesse aspecto, busca-se estabelecer uma relação entre o modelo de gestão vigente na SED, marcado essencialmente por uma estrutura funcional e verticalizada, com o novo paradigma que propõe uma estrutura mais horizontal em rede, orientada pela economia do conhecimento e baseada na gestão por processos. Finalmente, elenca-se uma série de conceitos sobre gestão por processos e de tarefas considerados fundamentais para que uma organização como a Secretaria de Estado da Educação possa iniciar um processo de redesenho gerencial.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.