A gestão do conhecimento nos processos organizacionais – o caso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
Resumen
O presente artigo inscreve-se como parte de uma pesquisa intitulada Construção de cenários prospectivos- uma abordagem metodológica para a elaboração de Planos de Desenvolvimento na área da Educação, realizada pelo autor no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. No texto, destaca-se a importância do conhecimento como capital intangível estratégico para a reestruturação das organizações frente às demandas da chamada “nova economia” e as formas pelas quais a Gestão do Conhecimento, enquanto disciplina, vem buscando discutir e contribuir interdisciplinarmente em vários aspectos da vida organizacional. A partir dos pressupostos da Gestão do Conhecimento, analisa-se particularmente o caso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), organização pública que vem se preparando para um novo modo de gestão em função da política de descentralização recentemente implantada pelo Governo do Estado. Nesse aspecto, busca-se estabelecer uma relação entre o modelo de gestão vigente na SED, marcado essencialmente por uma estrutura funcional e verticalizada, com o novo paradigma que propõe uma estrutura mais horizontal em rede, orientada pela economia do conhecimento e baseada na gestão por processos. Finalmente, elenca-se uma série de conceitos sobre gestão por processos e de tarefas considerados fundamentais para que uma organização como a Secretaria de Estado da Educação possa iniciar um processo de redesenho gerencial.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación mediante la distribución de OJS y otro software que respalda el sistema de publicación disponible públicamente a fuentes académicas.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.