PROPOSTA DE UM MODELO PARA DIAGNÓSTICO DO COMPORTAMENTO HUMANO RESILIENTE, À PARTIR DA ANÁLISE EXPERIMENTAL JUNTO AOS DOCENTES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • José Munhoz Fernandes Instituição Toledo de Ensino
  • Francisco José Lampkowski Instituição Toledo de Ensino
  • João Vitor Meneguello Nader Instituição Toledo de Ensino

Resumo

As constantes e rápidas transformações no ambiente organizacional, foram aceleradas pelo cenário de Pandemia provocada pela COVID-19, impactando em disrupções importantes, em especial aquelas relacionadas a inovações incrementais, requerendo do ser humano um comportamento célere, receptivo à mudanças, adaptativo e, principalmente proativo na busca de novos conhecimentos, pois disrupções e inovações tem se tornado cada vez mais intensas. Na educação superior não foi diferente, pois elas envolveram todos os stakeholders. Este trabalho propõe modelar um questionário de crenças e valores, abrangendo três áreas da estrutura humana:  mental, social-interativa e físico-biológica, com a finalidade de diagnosticar o nível de resiliência pessoal e grupal dos participantes. Para tanto, foi aplicado um experimento aos professores do curso de Administração de um Centro Universitário no interior paulista, no período de dezembro de 2020 a março de 2021, em pleno cenário de Pandemia.  O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido pelos pesquisadores no aplicativo Google Forms, com padrão de respostas estruturado na Escala Likert de sete pontos e aplicados via e-mail. Para o tratamento dos dados coletados e análise estatística de regressão e ANOVA, fator único, foi utilizado o software Excel 2013. De abordagem predominantemente quantitativa, esta pesquisa é classificada quanto aos seus objetivos como descritiva e quanto aos procedimentos como levantamento. Propõe-se o modelo estudado para aplicações de diagnóstico comportamental resiliente em outras populações, possibilitando a compreensão do comportamento humano no enfrentamento de mudanças incrementais ou disruptivas, como foi o caso do cenário de pandemia provocada pela COVID-19.

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

FERNANDES, J. M.; LAMPKOWSKI, F. J.; NADER, J. V. M. PROPOSTA DE UM MODELO PARA DIAGNÓSTICO DO COMPORTAMENTO HUMANO RESILIENTE, À PARTIR DA ANÁLISE EXPERIMENTAL JUNTO AOS DOCENTES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO . Revista ADMPG, [S. l.], v. 11, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/19703. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos