PROPOSTA DE UM MODELO PARA DIAGNÓSTICO DO COMPORTAMENTO HUMANO RESILIENTE, À PARTIR DA ANÁLISE EXPERIMENTAL JUNTO AOS DOCENTES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resumo
As constantes e rápidas transformações no ambiente organizacional, foram aceleradas pelo cenário de Pandemia provocada pela COVID-19, impactando em disrupções importantes, em especial aquelas relacionadas a inovações incrementais, requerendo do ser humano um comportamento célere, receptivo à mudanças, adaptativo e, principalmente proativo na busca de novos conhecimentos, pois disrupções e inovações tem se tornado cada vez mais intensas. Na educação superior não foi diferente, pois elas envolveram todos os stakeholders. Este trabalho propõe modelar um questionário de crenças e valores, abrangendo três áreas da estrutura humana: mental, social-interativa e físico-biológica, com a finalidade de diagnosticar o nível de resiliência pessoal e grupal dos participantes. Para tanto, foi aplicado um experimento aos professores do curso de Administração de um Centro Universitário no interior paulista, no período de dezembro de 2020 a março de 2021, em pleno cenário de Pandemia. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido pelos pesquisadores no aplicativo Google Forms, com padrão de respostas estruturado na Escala Likert de sete pontos e aplicados via e-mail. Para o tratamento dos dados coletados e análise estatística de regressão e ANOVA, fator único, foi utilizado o software Excel 2013. De abordagem predominantemente quantitativa, esta pesquisa é classificada quanto aos seus objetivos como descritiva e quanto aos procedimentos como levantamento. Propõe-se o modelo estudado para aplicações de diagnóstico comportamental resiliente em outras populações, possibilitando a compreensão do comportamento humano no enfrentamento de mudanças incrementais ou disruptivas, como foi o caso do cenário de pandemia provocada pela COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.