PROPOSTA DE UM MODELO PARA DIAGNÓSTICO DO COMPORTAMENTO HUMANO RESILIENTE, À PARTIR DA ANÁLISE EXPERIMENTAL JUNTO AOS DOCENTES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resumen
As constantes e rápidas transformações no ambiente organizacional, foram aceleradas pelo cenário de Pandemia provocada pela COVID-19, impactando em disrupções importantes, em especial aquelas relacionadas a inovações incrementais, requerendo do ser humano um comportamento célere, receptivo à mudanças, adaptativo e, principalmente proativo na busca de novos conhecimentos, pois disrupções e inovações tem se tornado cada vez mais intensas. Na educação superior não foi diferente, pois elas envolveram todos os stakeholders. Este trabalho propõe modelar um questionário de crenças e valores, abrangendo três áreas da estrutura humana: mental, social-interativa e físico-biológica, com a finalidade de diagnosticar o nível de resiliência pessoal e grupal dos participantes. Para tanto, foi aplicado um experimento aos professores do curso de Administração de um Centro Universitário no interior paulista, no período de dezembro de 2020 a março de 2021, em pleno cenário de Pandemia. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido pelos pesquisadores no aplicativo Google Forms, com padrão de respostas estruturado na Escala Likert de sete pontos e aplicados via e-mail. Para o tratamento dos dados coletados e análise estatística de regressão e ANOVA, fator único, foi utilizado o software Excel 2013. De abordagem predominantemente quantitativa, esta pesquisa é classificada quanto aos seus objetivos como descritiva e quanto aos procedimentos como levantamento. Propõe-se o modelo estudado para aplicações de diagnóstico comportamental resiliente em outras populações, possibilitando a compreensão do comportamento humano no enfrentamento de mudanças incrementais ou disruptivas, como foi o caso do cenário de pandemia provocada pela COVID-19.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación mediante la distribución de OJS y otro software que respalda el sistema de publicación disponible públicamente a fuentes académicas.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.