TEORIA DOS DIFERENCIAIS COMPENSATÓRIOS COMO DETERMINANTE DOS DIFERENCIAIS DE REMUNERAÇÃO ENTRE GÊNEROS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.12.21156.015Resumo
O presente artigo busca estimar os diferenciais de rendimento entre os gêneros sobre o prisma da teoria dos diferenciais compensatórios. Avaliando o rendimento como decorrente da qualificação da mão de obra e do gênero, não caracterizando necessariamente o diferencial de rendimento entre os gêneros como um processo de discriminação social, mas um comportamento natural de uma economia de livre mercado no qual o agente econômico escolhe qual ocupação adentrar condizentes com suas habilidades e preferencias frente ao risco e agradabilidade da ocupação. Os dados foram subtraídos da PNAD contínua 2012 e 2019, na qual foi realizado um comparativo dos resultados para os dois anos. O resultado demonstrou que dentro de um estrato social homogêneo para trabalhadores formais que trabalham 40 a 44 horas semanais, o diferencial de rendimento entre gêneros apresentou resultado relativamente mais baixo que o convencionalmente demonstrado na literatura, além de apresentar queda entre os anos em análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mario Filizzola Costa, Eloisa Paula de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.