Análise da sustentabilidade financeira das cooperativas de crédito singulares do Brasil
Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar a sustentabilidade financeira das Cooperativas de Crédito Singulares do Brasil. A análise dos dados financeiros das cooperativas de crédito, Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCM) e crédito mútuo compõem o objeto de estudo. O estudo foi realizado a partir dos dados de 31/12/2007 disponibilizados pelo Banco Central do Brasil de 1439 instituições. Foram utilizados indicadores das estruturas financeiras, dos ativos e das demonstrações de resultados dessas instituições. Com dados adicionais de 31 instituições liquidadas entre 2003 e 2006, totalizaram-se 1470 instituições analisadas. Com os valores originais, o banco de dados foi dividido aleatoriamente em duas partes, cada qual com 735 instituições, sendo o primeiro composto por 720 em Atividade e 15 Liquidadas, para o desenvolvimento, e o segundo composto por 719 em Atividade e 16 Liquidadas, para a amostra de validação. Na segunda abordagem, com valores padronizados e subdividindo o banco de dados em quartis, aplicou-se a mesma técnica de análise. A avaliação foi feita a partir da Análise Discriminante, com verificação da eficácia do modelo de previsão de classificação para estimar a qual grupo novas instituições podem pertencer. Os resultados mostram que a segunda abordagem, com padronização e subdivisão das instituições por tamanho (valor do ativo), permite obter resultados mais aprimorados, com Correlação Canônica de 0,994. Desta forma, as análises mostram a funcionalidade dessas abordagens como instrumento de classificação, servindo como mecanismo de auxílio aos órgãos reguladores e para as Cooperativas Centrais no acompanhamento das unidades singulares.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.